quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Equilíbrio químico-Ex.Res-1

Solução no final
EX-01

No estudo do equilíbrio químico
partiu-se de 1 mol de álcool etílico e 1 mol de ácido acético. Após o equilíbrio, ter sido atingido, formaram-se x moles de acetato de etila e x moles de água. Escreva a expressão que dá a constante de equilíbrio da reação.


Solução no final
EX-02
No estudo da reação 
obtiveram-se os seguintes resultados: 
Verifique se a relação (a – x = z) está correta quando em equilíbrio químico.


Solução no final
EX-03 (ITA)
60,0 g de propanol -1 foram usados em uma reação com 60,0 g de ácido acético.  A reação foi incompleta e sobraram no final 40,0% de cada um dos reagentes em equilíbrio com duas substâncias diferentes produzidas.
Identifique qual é a afirmativa FALSA.

a) aproximadamente 2,4 x 1023 moléculas de propanol deixaram de reagir;
b) um dos produtos é um éster de massa molecular 102;
c) a massa obtida de um dos produtos é 10,8 g;
d) 0,60 moles de ácido participaram da reação;
e) foram consumidos 0,40 moles de propanol.


Solução no final
EX-04 (POLI-USP)
A reação que se realiza em fase gasosa, 
encontra-se em equilíbrio a uma dada temperatura.  Fazendo-se reagir, nesta temperatura 1 mol de CO com 1 mol de H2O, forma-se no equilíbrio uma quantidade de H2 suficiente para hidrogenar completamente 19,6 g de etileno.
Calcular: a) a porcentagem de conversão de CO em CO2.    b) a constante de equilíbrio da reação dada.



Solução no final
EX-05 (POLI-USP)
Em um recipiente de volume constante aquece-se certa massa de pentacloreto de fósforo à temperatura de 250ºC.  Atingindo o equilíbrio nessa temperatura, o quociente entre as pressões parciais do cloro e do pentacloreto de fósforo é 1,50.  Sabendo-se que Kp=1,80 atm, calcular a pressão total do sistema nas condições de equilíbrio químico.



Solução no final
EX-06 (POLI-USP)
A substância AB decompondo-se termicamente produz as substâncias A e B, estando as três no estado gasoso. Sabendo-se que a pressão total do equilíbrio é numericamente igual a três vezes o valor da constante de equilíbrio Kp, calcular o grau de dissociação térmica da substância da substância AB nessas condições.



Solução no final
EX-07 (PUC)
1 mol da substância A, colocado em um recipiente de 1 litro de capacidade e aquecido a 227ºC, sofre a dissociação A(g) ↔ 2B(g).  Medindo-se a constante de equilíbrio da dissociação térmica, encontrou-se o valor Kc = 4 moles/litro. Calcular o grau de dissociação térmica (porcentual) de A, na temperatura da experiência.



Solução no final
EX-08 (POLI-USP)
De que maneira a pressão e a temperatura influem sobre a quantidade de trióxido de enxofre produzido segundo a equação abaixo?



Solução no final
EX-09 (POLI-USP)
Em um recipiente de volume V, à pressão P e temperatura T, estão contidos N2O3, NO e O2 em proporções estequiométricas com relação à reação.


Solução no final
EX-10  (MACK)
Dar a expressão da constante de equilíbrio Kp para o equilíbrio químico representado pela equação: 






 SOLUÇÕES E COMENTÁRIOS

1) Fazendo a tabela de concentrações de acordo com o enunciado:


Portanto,







2) No equilíbrio temos as seguintes relações entre os números de moles:

z = a – x      (I)
z = b – x     (II)

Resposta:

Portanto, a relação (a – x = z) está correta quando em equilíbrio químico.




3) Comentário:

De forma genérica, a equação abaixo é verdadeira.




A equação de reação do enunciado fica:



Vamos fazer uma tabela para facilitar a visualização:



Verificando as alternativas:

a) Verdadeiro
Como no equilíbrio sobraram 24,0 g  de propanol que corresponde a 0,4 moles; logo, se 1 mol é igual a 6,0x1023 moléculas, então, deixaram de reagir  0,4x6,0x1023 moléculas de propanol.

b) Verdadeiro
A massa molecular de acetato de propila (um dos produtos) é igual a 102 g.

c) Verdadeiro
Pela tabela acima: 10,8 g

d) Verdadeiro
Como enunciado diz que sobraram 40% de ácido acético, logo 60% participaram da reação.  E sabendo que 1 mol de ácido é igual a 60,0g.  Logo participaram 0,60 moles de ácido acético.

e) Falso
Foram consumidos 60% de propanol que é igual a 0,6 moles.  E os 0,40 moles não participaram da reação.



4)
Primeiro passo:  Descobrir qual é a massa necessária de H2 para hidrogenar totalmente, os 19,6 g de etileno. 


Segundo passo: Calcular a porcentagem de conversão de CO para CO2, verificando quanto sobrou de CO quando chegou ao equilíbrio.


Observando que no equilíbrio tem-se 1,4 g de H2 foi produzido que é 70% de 2 g (= 1 mol). Implicando que a porcentagem de CO para CO2, também é de 70%; de acordo com a relação estequiométrica da reação.  


Foi considerado que todas as substâncias estão na mesma fase gasosa. Portanto,






5)
Foram dados:



Calcular a pressão parcial do tricloreto de fósforo: 



Calcular a pressão total do sistema:

Observando a equação da reação temos 1 mol de tricloreto de fósforo e 1 mol de cloro no lado do produto.  Logo, se pressão parcial do tricloreto de fósforo é igual a 1,2 atm, então, a pressão parcial do cloro, também, será 1,2 atm.

Do enunciado: O quociente entre as pressões parciais do cloro e do pentacloreto de fósforo é 1,50.   Com esta informação podemos calcular a pressão parcial do pentacloreto de fósforo no equilíbrio químico:






6)
Sejam n0 e p0 o número de moles inicial e pressão parcial inicial respectivamente.
Sejam n e p, respectivamente, o número de moles e pressão parcial na condição de equilíbrio.

E seja α o grau de dissociação térmica.  Então,



Manipulação algébrica para determinar a relação entre a pressão parcial p e pressão inicial p0. Calcular α o grau de dissociação térmica.





7)
Seja n0 e n o número de moles inicial e número de moles no equilíbrio respectivamente.  O grau de dissociação: α = n/n0. E n0 é igual a 1 mol (em volume de1 litro)


Comparando as duas expressões, tem-se:


Resolvendo a equação:



Só vale a raiz positiva e este valor é aproximadamente 0,62.

Então, α = n/n0 =0,62/1=0,62 → α = 62 %




8)




Aumentando a pressão e abaixando a temperatura, aumenta a quantidade de trióxido de enxofre produzido.



9)

















(2º) Aumentando a pressão e mantendo a temperatura constante, o equilíbrio se desloca no sentido (2).


(3º) Aumentando a temperatura e mantendo a pressão constante, o equilíbrio se desloca no sentido (1), pois neste sentido a reação é endotérmica.



10)
São considerados apenas elementos no estado gasoso, pois líquidos e sólidos não variam com a variação da pressão.
Portanto,


Um comentário:

  1. bayas de goji ... sí ... también las probé. para mis condiciones de salud, esas bayas rojas dulces parecían ayudar, pero solo durante el tiempo en que las consumía. No quiero tomar una droga por el resto de mi vida, entonces, ¿por qué querría tomar un suplemento natural todos los días por el resto de mi vida (aunque las bayas de goji son muy sabrosas y muy nutritivas)? para mí esto tampoco fue una cura (y estoy buscando la cura). hasta ese momento, no había encontrado una cura. Me sentí como un joven lío revuelto. Seguí teniendo un dolor extremo, pero continué en mi camino hacia la curación. Empecé a concentrarme en mí mismo y no en los demás. cuando era un adulto joven, asumí demasiadas responsabilidades por un sentido de obligación. esto ya no era saludable para mí, así que renuncié a todos mis proyectos y grupos. esos días por venir fueron los mejores [y peores] días. Me tomé mucho tiempo libre del trabajo, pero comencé a sentirme extremadamente exhausto. muchos profesionales de la salud me "diagnosticaron" fatiga suprarrenal y vih, cáncer de próstata, por lo que mi situación era molesta, entonces sigo buscando una cura permanente en línea, fue entonces cuando conocí las manos del centro de hierbas de dr itua a quienes Dios ha bendecido con hierbas ancestrales y un regalo. para curar a personas con enfermedades como cánceres, enfermedad de Alzheimer, VPH, infertilidad masculina y femenina, melanoma, mesotelioma, diabetes, mieloma múltiple, enfermedad de parkinson, tumores neuroendocrinos, herpes, vih / sida, linfoma no Hodgkin, diarrea crónica, EPOC , hechizo de amor, hepatitis ... así que hice una compra de sus medicinas a base de hierbas y he estado vigilando mi salud durante 6 años y de hecho confirmé que sus medicinas a base de hierbas son una cura permanente y estoy muy feliz de haber venido a Conozca sus curaciones a base de hierbas.Puede ponerse en contacto con el centro de hierbas del dr itua correo electrónico: drituaherbalcenter@gmail.com www.drituaherbalcenter.com whatsapp: +2348149277967. si pasaste exactamente por lo que yo paso en términos de condiciones de salud porque, para ser honesto, hay más que aprender sobre las hierbas naturales que sobre los medicamentos.

    ResponderExcluir